Seu concorrente está roubando seus clientes? Saiba como recuperar o terreno perdido.

Seu concorrente está roubando seus clientes? Saiba como recuperar o terreno perdido.

Você já parou para pensar por que alguns clientes estão preferindo outras clínicas estéticas? A verdade é que a disputa por clientes é constante e exige estratégias inteligentes para se destacar. Mas não se preocupe, este post vai te ajudar a identificar as principais causas da perda de clientes e te dar dicas valiosas para recuperar o terreno perdido.

Por que estou perdendo clientes? 

A queda no número de pacientes da sua clínica é sinal de que algum ponto do seu negócio precisa de mais atenção, ou, de que o posicionamento da sua clínica não está claro para o público que você está atingindo. 

É claro que cada caso tem suas particularidades, mas, de forma geral, algumas situações são bastante frequentes, como a falta de diferenciação. Se a sua clínica oferece os mesmos serviços que a concorrência, é hora de encontrar algo que destaque o seu negócio.

  • Atendimento | Nunca subestime o poder de um bom atendimento: muitas pessoas deixam de voltar a um estabelecimento unicamente por causa do atendimento ruim.  Um sorriso, uma escuta atenta e um atendimento personalizado fazem toda a diferença na experiência do paciente. 
  • Preço | Preços competitivos são importantes, mas não esqueça da qualidade dos seus serviços. Além disso, observe o peso que os preços têm na sua comunicação: quanto mais em evidência eles estiverem, mais o seu público será influenciado por eles.   
  • Marketing fraco | Muitos profissionais ainda pensam que um bom trabalho é o suficiente para manter um negócio. Porém, tão importante quanto, é fazer com que as pessoas saibam que esse negócio existe. Se você não se comunica com as pessoas, a sua reputação é inexistente. 
  • Falta de inovação | Muitos profissionais da Estética acreditam que inovação consiste apenas em novos aparelhos, mas a verdade é que a inovação pode estar presente em pequenas atualizações da sua rotina: desde o envio da confirmação de consulta até cursos clínicos de aperfeiçoamento de técnicas que você já usa.

Como recuperar os clientes e se destacar da concorrência

Nas curvas de crescimento de um negócio, muitas vezes o ‘efeito novidade’ faz com que haja um grande interesse do público nos primeiros meses, até mesmo pela curiosidade em conhecer as soluções oferecidas. Porém, nem sempre as clínicas conseguem converter esse público em pacientes fidelizados. 

Além disso, muitos negócios acabam mudando o ritmo com o passar do tempo, e os pacientes perdem o encanto que os fez gostar da clínica no começo. Assim, o processo de recuperação e fidelização de pacientes envolve focar nas principais frentes da sua marca. 

Conheça o seu público

Se você não tem um público definido, qualquer pessoa que deixe de frequentar a sua clínica se torna um paciente perdido; ou seja, se torna impossível fazer uma análise certeira. Por isso, o primeiro passo para qualquer tomada de decisão é conhecer o perfil do seu público. 

Entender as preferências e comportamentos do seu público lhe dará a base necessária para trabalhar nos pontos que estamos abordando neste artigo.  

Identidade visual forte 

Dentre todos os nichos da Saúde, o segmento da Estética é, naturalmente, aquele com o maior apelo visual. Afinal, embora a Estética não se limite à aparência, não podemos negar a importância do impacto da primeira impressão. E é claro que isso se aplica a clínicas também. 

Por isso, a identidade visual é algo que deve transmitir o seu posicionamento e profissionalismo. O significado das cores e a quantidade de elementos presentes na sua comunicação devem ser muito bem pensados, zelando pela harmonia da sua identidade.

 Promoções e pacotes

Mesmo não sendo o principal atrativo de um posicionamento de marca, o preço pode e deve ser usado de forma estratégica. Pontualmente, faz sentido destacar as vantagens financeiras dos seus serviços.

As datas comemorativas são um excelente momento para organizar vendas com algum tipo de incentivo aos pacientes. Além disso, quando você tem controle do seu fluxo de atendimentos, é possível explorar a estratégia de promoções e pacotes em épocas em que, tradicionalmente, há menos pacientes. 

Colete feedbacks

Nenhuma fonte de estudos é capaz de proporcionar informações mais poderosas do que aquelas fornecidas pelos seus pacientes. Por isso, a coleta de feedback é uma ferramenta muito importante para a sua tomada de decisões. 

Com as redes sociais, é ainda mais fácil colher opiniões do seu público. Saiba, porém, que mais do que manter um canal de escuta aos seus pacientes, é fundamental que você tome providências para atender aos feedbacks repassados.      

É hora de partir para a ação e reconquistar seus pacientes!

A chave para o sucesso é a dedicação e a busca constante por melhoria. Ao implementar as dicas que abordamos até aqui, você estará mais perto de reconquistar seus pacientes e ampliar a sua base.

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