Prova social: como as avaliações positivas impulsionam seu negócio

Prova social: como as avaliações positivas impulsionam seu negócio

Você já parou para pensar no poder das opiniões de outras pessoas na hora de tomar uma decisão? Seja escolhendo um restaurante, um produto online ou até mesmo um profissional para cuidar da sua saúde, a opinião de quem já experimentou faz toda a diferença. Esse fenômeno, conhecido como prova social, é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, especialmente para clínicas estéticas.

O que é prova social?

A prova social é um princípio psicológico que nos leva a tomar decisões com base no que outras pessoas estão fazendo ou aprovando. Quando vemos que muitas pessoas estão satisfeitas com um produto ou serviço, tendemos a acreditar que ele é bom e a seguir a mesma escolha.

Por que a prova social é tão importante para clínicas estéticas?

A prova social é um dos gatilhos mentais mais eficazes no marketing de uma marca. E na Estética, em especial, tem um poder ainda maior, já que, em função dos casos graves de erros e intercorrências, muitos pacientes têm medo de se submeterem a tratamentos que podem gerar efeito rebote ou complicações de saúde. 

Assim, saber que outras pessoas já passaram por determinada clínica e aprovaram os resultados é um indicativo de que o estabelecimento é realmente seguro. A seguir, veremos os principais resultados que uma prova social pode gerar em um negócio.  

Confiança e credibilidade

As avaliações positivas demonstram que seus clientes estão satisfeitos com os resultados e com o atendimento, o que gera confiança em potenciais clientes que podem estar em dúvidas sobre qual clínica escolher. 

Além disso, quanto mais os clientes recomendarem os seus serviços, mais você será vista como uma profissional referência na sua área. Ou seja, a prova social ajuda a consolidar a sua autoridade profissional.  

Diferenciação da concorrência

Imagina que você precisa comprar um tênis, mas não sabe qual modelo seria a melhor opção em termos de conforto. Então, depois de muita pesquisa, você chega a dois modelos interessantes. Os dois são bonitos, estão na mesma faixa de preço e prometem conforto.  Porém, apenas um deles tem comentários de clientes que já compraram e aprovaram. Com certeza, você escolheria o modelo que tem avaliação, não é?

A mesma coisa acontece com um paciente que está buscando uma clínica para a realização de um tratamento estético. 

Melhoria no SEO

As avaliações positivas também têm um papel muito importante no marketing digital da sua clínica. Além do impacto na decisão de compra de quem chega até a sua marca, esse tipo de comentário em plataformas como Google Meu Negócio favorece o posicionamento da sua clínica nos resultados de busca. Ou seja, incentivar o feedback público dos seus pacientes é uma forma de aumentar o seu alcance na internet sem precisar fazer novos investimentos. 

Como coletar e utilizar as avaliações positivas

Antes de mais nada, é imprescindível que a sua clínica realmente tenha um padrão de qualidade que sustente esse tipo de ação. Não adianta contar apenas com amigos e familiares, pois isso se torna insustentável no médio prazo. A seguir, veremos os passos básicos desse tipo de ação. 

Convide seus clientes a deixarem avaliações

Se o paciente já tem resultados satisfatórios e mostra abertura para esse tipo de solicitação, sugira que ele faça uma avaliação pública do seu trabalho.

Isso pode funcionar melhor por e-mail ou mensagem após o atendimento, já que por um canal digital você pode enviar os links das plataformas em que o paciente deve comentar, como Google Meu Negócio e Facebook.

Destaque as avaliações positivas

Aproveite as avaliações positivas para abastecer suas redes sociais. Mesmo aqueles comentários que forem feitos em outros pontos de contato, como página do Google, podem ser úteis: basta tirar um print e postar como imagem. Organizar como um destaque no Instagram é uma excelente forma de expôr esse tipo de feedback. Landing page e banners também podem exibir avaliações. 

Interaja com as avaliações

Demonstre que você se importa com a opinião dos seus clientes, respondendo a todas as avaliações, tanto as positivas quanto as negativas.

Importante: no Google, apenas o autor de uma avaliação pode excluí-la ou modificá-la. Então, em caso de avaliações negativas, pode ser interessante contatar o paciente insatisfeito e tentar entender o caso com mais atenção.

Incentive seus clientes a serem específicos 

Sempre que possível, peça para seus pacientes especificarem aquilo que mais gostaram no atendimento e/ou detalhes sobre a condição que os motivou a buscar tratamento na sua clínica. Afinal, quanto mais informações, maior a probabilidade de outras pessoas se identificarem com isso também.   

Seguindo essas dicas, com certeza o seu negócio terá ainda mais oportunidades de negócio e você irá consolidar a sua autoridade profissional mais rapidamente.

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