Entenda o que é conciliação bancária e como fazer na sua clínica

Entenda o que é conciliação bancária e como fazer na sua clínica

A conciliação bancária é uma ferramenta indispensável para empresas que desejam manter pleno controle financeiro. Logo, também é uma medida necessária na gestão de clínicas e consultórios. Afinal, ela garante clareza à análise de dados, identificando eventuais erros nas transações bancárias.

Neste artigo, vamos entender o que é a conciliação bancária, qual a diferença entre conciliação e fluxo de caixa e como realizar esse processo na sua clínica de forma rápida e segura. 

O que é conciliação bancária 

A conciliação bancária consiste no cruzamento de dados entre a movimentação de contas jurídicas com as vendas realizadas pela clínica. Isso permite verificar se todos os valores que entraram na conta em determinado intervalo de tempo equivalem aos recebimentos registrados naquele período.  

O mesmo se aplica às despesas: as movimentações de saída da conta precisam bater com as contas a pagar. Ou seja, a conciliação bancária é o meio de conferir se as entradas, saídas e saldo final de uma conta estão de acordo com as vendas e débitos da operação. 

Essa prática faz parte da rotina financeira de qualquer tipo de empreendimento. E para aqueles que aceitam pagamentos por qualquer meio eletrônico, como cartões de crédito, débito, transferência ou PIX, é a maneira mais efetiva de conferir se realmente os valores chegaram à conta de destino.

Qual a diferença entre conciliação bancária e fluxo de caixa? 

O fluxo de caixa é uma atividade rotineira dos processos financeiros de uma clínica, que consiste em registrar todos os pagamentos e recebimentos, além de todas as entradas e saídas previstas. 

Esse controle se dá por meio de relatórios, que podem ser emitidos com a periodicidade desejada, de acordo com a ferramenta usada. Clínicas que realizam esse controle de forma manual, por exemplo, podem necessitar de mais tempo para emitir relatórios.  

>> Confira como fazer o fluxo de caixa diário e o fluxo de caixa mensal/anual

Embora o fluxo de caixa complemente a conciliação, os dois processos se diferem, pois o fluxo de caixa analisa apenas dados internos da clínica, enquanto a conciliação bancária analisa dados internos e, também, dados fornecidos pela instituição bancária.

Como fazer a conciliação bancária da clínica?

Assim como ocorre com o fluxo de caixa, a melhor forma de realizar a conciliação bancária da sua clínica é por meio de um sistema de gestão automatizada. Esse tipo de ferramenta proporciona uma série de vantagens em relação ao processo manual, como economia de tempo, praticidade e exatidão dos dados.

Nos dois casos, é necessário gerar o relatório da conta jurídica. Para quem utiliza um sistema de gestão, é necessário emitir um extrato OFX. 

Como emitir um extrato OFX da conta

Geralmente, esse extrato pode ser acessado por meio do app do banco ao qual a conta está vinculada. O passo a passo pode variar de uma instituição para a outra, mas, em geral, basta selecionar a área de emissão de relatórios, definir o período e escolher o formato OFX. O documento é disponibilizado instantaneamente.

Conciliação bancária no Clínica Experts: passo a passo

O módulo financeiro do Clínica Experts permite o cadastro de diferentes contas correntes, e toda atividade realizada é vinculada a alguma dessas contas. 

Para realizar a conciliação bancária, basta baixar o extrato OFX do seu app bancário e subir o arquivo no sistema, na conta que deseja conciliar. Com um clique, o sistema apresenta as movimentações do caixa da sua clínica que correspondem às movimentações da conta bancária. 

O processo leva poucos segundos, e havendo alguma divergência, você pode revisar e editar transações na hora. 

Conheça na prática

O sistema Clínica Experts é o sistema número 1 do Brasil para clínicas e é o braço direito dos profissionais da Saúde que também são gestores. Se você ainda não é assinante e gostaria de testar as funcionalidades, clique aqui e teste grátis por 3 dias.

Read more