CRM é a nova funcionalidade do Clínica Experts
O Clínica Experts desenvolveu um CRM exclusivo para clínicas e consultórios que querem organizar seu fluxo comercial e vender mais.
O CRM é a nova funcionalidade do sistema Clínica Experts. Em um módulo completo, a ferramenta foi desenvolvida especificamente para atender necessidades comerciais de clínicas e consultórios.
Neste artigo, vamos entender o que é CRM e como funciona esse novo recurso do Clínica Experts.
O que é CRM?
O CRM é uma ferramenta que cadastra todos os potenciais pacientes que entram em contato com a clínica. Assim, forma-se um fluxo e, em cada etapa desse fluxo é possível registrar as ações envolvendo esses potenciais pacientes.
Essa dinâmica é muito importante para construir um histórico sobre as ações que dão certo ou não no seu negócio. Ou seja: o CRM otimiza o trabalho de uma clínica e melhora os seus resultados.
Como funciona o CMR?
Esse fluxo é visualizado em um quadro (Kanban). À medida em que a negociação for evoluindo, você arrasta a ‘oportunidade’ (ou seja, o paciente) para a próxima coluna.
Cada coluna é uma etapa da negociação, definida de acordo com a forma de trabalhar da clínica. Quanto mais uma oportunidade avança no fluxo, mais perto da efetivação da venda.
O avanço ocorre a partir das tarefas que você executa em cada etapa — lembrando que essas tarefas são definidas por você, de acordo com os seus processos internos.
Podemos considerar como exemplo a seguinte situação: o paciente já recebeu o orçamento, disse que iria analisar e agora a negociação está na fase en que a clínica aguarda retorno. Nesse caso, você pode incluir uma tarefa de enviar um lembrete comunicando sobre horários vagos ou com algum outro gancho para que o paciente não esqueça de retornar.
O acompanhamento das tarefas é uma excelente forma de gerenciar a sua rotina comercial. Para isso, as tarefas podem ser filtradas por período, paciente, status (pendente, atrasada, concluída) ou tipo (e-mail, reunião, envio de orçamento, etc).
Além disso, a ferramenta de CRM conta, ainda, com uma importante notificação: sempre que algum paciente do CRM estiver há muito tempo sem nenhuma ação, o sistema emite um aviso.
Ganhos e perdas no CRM
Ao fim desse fluxo, cada oportunidade será classificada como “ganho” ou “perda”. Nos dois casos, é possível conferir os motivos que geraram esse resultado.
A seguinte situação pode ser um exemplo de motivo de perda: o paciente desistiu por que a clínica não oferece o que ele procura. Já um exemplo de motivo de ganho seria: paciente aprovou o orçamento depois de um desconto.
Todos os dados gerados pelo CRM ajudam na definição de investimentos e estratégias de negociação para o crescimento do seu negócio. Afinal, um setor comercial padronizado é muito mais produtivo.
Para conferir em detalhes o funcionamento do CRM do Clínica Experts, clique aqui.