Cashback na clínica? Sim! Afinal, o cashback é um dos programas de fidelização mais efetivos da atualidade. Trata-se do benefício mais direto que um consumidor pode ter: o dinheiro de volta.
Depois de ter se consolidado no varejo, essa prática chega a nichos da Saúde. E se você também quer fortalecer a sua base de pacientes com essa estratégia, leia este artigo até o fim.

O que é e como surgiu o cashback?
Cashback é uma palavra inglesa que significa “dinheiro de volta”. Surgiu em 1998, na Califórnia (EUA), por advogados que não tinha tanto conhecimento sobre a internet. Não é preciso comentar sobre o quanto a internet evoluiu desde então. Assim, aquela pequena empresa americana foi comprada por uma multinacional japonesa, em 2014.
No Brasil, essa modalidade ganhou força a partir de 2011, com a plataforma Méliuz. Trata-se de uma extensão que é instalada no navegador, sendo focada exclusivamente em compras online.
Hoje, já existem outras plataformas com a mesma proposta. De qualquer forma, esse formato já se estendeu para diversos segmentos, inclusive offline. E não apenas na comercialização de produtos, mas também de serviços.
Para termos uma ideia de como a prática de cashback já está enraizada na população, até o Governo Federal tem uma iniciativa com essa proposta: famílias de baixa renda incluídas no Cadastro Único (CadÚnico) poderão receber cashback sobre parte dos tributos pagos.
Formas de cashback
Existem diferentes formas de reverter o cashback, e também podem se aplicar a cashbak gerado na clínica. Tudo vai depender do posicionamento da sua marca e da capacidade estrutural do seu negócio.
- Dinheiro: nesse caso, o consumidor recebe o valor de forma direta, depositado em conta.
- Crédito: no formato de carteira, o consumidor recebe o valor na forma de crédito, e pode ser debitado de compras futuras no próprio estabelecimento ou em marcas parceiras.
- Social: neste tipo, o cashback é revertido em doação repassada para entidades beneficentes ou sociais, conveniadas com o estabelecimento.
Por que ter cashback no seu negócio
A oferta do cashback é uma alternativa relativamente fácil de ser aplicada, que, dependendo do formato escolhido, não exige uma superestrutura.

E os principais benefícios de adotar essa iniciativa inclui:
- Gerar diferenciação para a sua marca | Se a sua clínica tem cashback e os concorrentes não, a sua marca tem vantagem.
- Incentivar o retorno dos pacientes | A sensação de ganhar alguma coisa é melhor do que a de ganhar um desconto, e isso favorece a fidelização.
- Auxiliar a captar novos pacientes | É um excelente atributo que pode ser divulgado no seu marketing.
- Favorece uma percepção favorável em relação aos preços | Se o paciente sabe que parte do valor vai retornar para ele, a sensação de estar ‘pagando caro’ fica amenizada.
Sistema com cashback para clínicas
Por todos os benefícios que vimos até aqui, é claro que o cashback é um dos recursos disponíveis no sistema de gestão para clínicas Clínica Experts. A função pode ser ativada a cada venda, e pode ser aplicada de acordo com os parâmetros que você definir.
Existem duas formas de criar cashback para os seus pacientes pelo sistema:
- Definir um padrão de valor ou percentual para todos os procedimentos
- Definir um padrão de valor ou percentual específico para cada tipo de procedimento
O mesmo se aplica a venda de produtos, ou seja:
- Definir um padrão de valor ou percentual para todos os produtos
- Definir um padrão de valor ou percentual específico para cada tipo de produto
Depois, basta selecionar o cadastro do paciente para conferir o cashback disponível.

Conheça a agenda do Clínica Experts na prática
Você tem a oportunidade de conferir os benefícios da agenda do Clínica Experts hoje mesmo. Basta solicitar o seu período gratuito de testes, clicando aqui