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Como implementar cashback na sua clínica

Clínica Experts

10/04/2025


Cashback na clínica? Sim! Afinal, o cashback é um dos programas de fidelização mais efetivos da atualidade. Trata-se do benefício mais direto que um consumidor pode ter: o dinheiro de volta. 

Depois de ter se consolidado no varejo, essa prática chega a nichos da Saúde. E se você também quer fortalecer a sua base de pacientes com essa estratégia, leia este artigo até o fim.

Como gerar cashbak na clínica

O que é e como surgiu o cashback?

Cashback é uma palavra inglesa que significa “dinheiro de volta”. Surgiu em 1998, na Califórnia (EUA), por advogados que não tinha tanto conhecimento sobre a internet. Não é preciso comentar sobre o quanto a internet evoluiu desde então. Assim, aquela pequena empresa americana foi comprada por uma multinacional japonesa, em 2014.

No Brasil, essa modalidade ganhou força a partir de 2011, com a plataforma Méliuz. Trata-se de uma extensão que é instalada no navegador, sendo focada exclusivamente em compras online. 

Hoje, já existem outras plataformas com a mesma proposta. De qualquer forma, esse formato já se estendeu para diversos segmentos, inclusive offline. E não apenas na comercialização de produtos, mas também de serviços.

Para termos uma ideia de como a prática de cashback já está enraizada na população, até o Governo Federal tem uma iniciativa com essa proposta: famílias de baixa renda incluídas no Cadastro Único (CadÚnico) poderão receber cashback sobre parte dos tributos pagos. 

Formas de cashback

Existem diferentes formas de reverter o cashback, e também podem se aplicar a cashbak gerado na clínica. Tudo vai depender do posicionamento da sua marca e da capacidade estrutural do seu negócio. 

  • Dinheiro: nesse caso, o consumidor recebe o valor de forma direta, depositado em conta. 
  • Crédito: no formato de carteira, o consumidor recebe o valor na forma de crédito, e pode ser debitado de compras futuras no próprio estabelecimento ou em marcas parceiras. 
  • Social: neste tipo, o cashback é revertido em doação repassada para entidades beneficentes ou sociais, conveniadas com o estabelecimento.

Por que ter cashback no seu negócio

A oferta do cashback é uma alternativa relativamente fácil de ser aplicada, que, dependendo do formato escolhido, não exige uma superestrutura. 

Por que ter cashback

E os principais benefícios de adotar essa iniciativa inclui:   

  • Gerar diferenciação para a sua marca | Se a sua clínica tem cashback e os concorrentes não, a sua marca tem vantagem.
  • Incentivar o retorno dos pacientes | A sensação de ganhar alguma coisa é melhor do que a de ganhar um desconto, e isso favorece a fidelização
  • Auxiliar a captar novos pacientes | É um excelente atributo que pode ser divulgado no seu marketing. 
  • Favorece uma percepção favorável em relação aos preços | Se o paciente sabe que parte do valor vai retornar para ele, a sensação de estar ‘pagando caro’ fica amenizada. 

Sistema com cashback para clínicas

Por todos os benefícios que vimos até aqui, é claro que o cashback é um dos recursos disponíveis no sistema de gestão para clínicas Clínica Experts. A função pode ser ativada a cada venda, e pode ser aplicada de acordo com os parâmetros que você definir.  

Existem duas formas de criar cashback para os seus pacientes pelo sistema:

  • Definir um padrão de valor ou percentual para todos os procedimentos 
  • Definir um padrão de valor ou percentual específico para cada tipo de procedimento

O mesmo se aplica a venda de produtos, ou seja:

  • Definir um padrão de valor ou percentual para todos os produtos
  • Definir um padrão de valor ou percentual específico para cada tipo de produto

Depois, basta selecionar o cadastro do paciente para conferir o cashback disponível.

Sistema para clínica com cashback

Conheça a agenda do Clínica Experts na prática 

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