Gravar vídeos para a sua clínica deve ser uma atividade rotineira caso o seu objetivo seja fortalecer a sua presença digital. Porém, é natural ter dificuldades na produção desse tipo de conteúdo. Por isso, separamos algumas dicas fundamentais que podem tornar esse processo mais leve para você.

Qualidade da imagem
Muitos profissionais não entendem como gravar vídeos sem ter os equipamentos adequados para a prática. Mas, o conteúdo em si é muito mais importante que a imagem. Por isso, invista em estudar o conteúdo que você deseja transmitir, e somente depois que dominar o assunto pense em investir em equipamentos.
Em relação à qualidade da imagem, a iluminação é um ponto importante. Caso você não tenha um softbox, grave com iluminação natural.
Para isso, posicione-se de frente para uma janela ou algum lugar que ofereça contato com a luz. Dessa forma, mesmo que seu smartphone não seja o mais adequado, a luz natural te oferece uma boa qualidade. O tradicional ring light ou uma luminária simples é um investimento a se considerar.
Roteiro: o ponto-chave do seu vídeo
O roteiro é o elemento mais importante do seu conteúdo. Afinal, é com o roteiro que você escolhe as ideias que irá abordar e otimiza o processo de gravação. Quanto mais você se dedicar ao roteiro, menos erros você terá na hora de gravar.
Talvez você já tenha escutado produtores de conteúdo dizendo que não usam roteiro, mas saiba que essa prática mais livre se torna viável apenas com a prática. Para quem está começando, estruturar o conteúdo é o melhor caminho.
Confira as quatro etapas elementares de um bom roteiro.

1º: Formatar uma abertura — O gancho de abertura do seu vídeo é muito importante. Capriche em uma frase impactante, que pode ser uma curiosidade ou a antecipação de uma informação abordada ao longo do conteúdo.
2º: Definir a abordagem — Qual a finalidade do seu conteúdo? Responder a uma dúvida, contar a história de um paciente, falar sobre a sua rotina na clínica? Tenha isso em mente ao organizar o seu roteiro.
3º: Definir os tópicos de abordagem — Defina quais informações são importantes e não podem ficar de fora para deixar o seu conteúdo mais sólido.
4º: Construir narrativas — Use técnicas de storytelling para envolver a sua audiência.
Como gravar vídeos com diferentes formatos
Os vídeos estão por todo o lugar, e podem ter diferentes tamanhos e objetivos. A linguagem também pode ser diferente de acordo com a plataforma ou com o público que você deseja atingir.
Vídeos para stories do Instagram
Os stories devem ser tratados como um canal de conversa com os seguidores. Por isso, você deve organizar pautas para conversar com a sua audiência. Estabeleça algo natural, mostre os bastidores da clínica, preparativos para tratamentos, sua rotina, seus momentos de estudo e por aí vai. Assim, as interações costumam aparecer de forma natural.
Dica: mantenha um nível de fala com tom de entusiasmo e motivação. Se você conversar, precisa ser com energia. E vá direto ao ponto. O assunto deve ser apresentado logo no início do vídeo.
Vídeos curtos
Os reels e vídeos do Tik Tok são formatos que têm como objetivo divertir as pessoas. Mas, isso não significa que o conteúdo deve ser pobre em termos de informações. Afinal, é plenamente possível ensinar ou repassar conteúdo de valor divertindo os usuários.

Especialistas em marketing digital orientam que vídeos com a marca d’água do Tik Tok nunca sejam usados no Instagram, pois isso afeta o alcance. Além disso, é importante que o seu conteúdo seja autêntico, mesmo as trends. Quanto mais você conseguir unir criatividade e agilidade, melhor.
Teste a estratégia AIDA
Já no YouTube, os vídeos curtos podem ser um chamariz para que os usuários consumam seus conteúdos mais longos. Considere, porém, que engajar em vídeos longos pode demorar mais.
Para isso, os grandes criadores de conteúdo em vídeo se utilizam da técnica AIDA para prender a atenção dos usuários.
A – Atenção | Chame a atenção da sua audiência nos primeiros segundos, com uma abertura interessante.
I – Interesse | Capriche no título, nas imagens, use argumentos persuasivos e dados para mostrar como você pode ajudar a sua audiência.
D – Desejo | Desenvolva seu conteúdo de forma segura e persuasiva para despertar o desejo da sua audiência pelo seu produto ou serviço.
A – Ação | Por último, instigue para uma ação como convidar para curtir, comentar, compartilhar, clicar no link, entre outros.
💡Dica: O AIDA funciona para todos os tipos de conteúdo, sejam eles vídeos, textos, apresentação, etc.
Áudio
Hoje, cada vez mais, o áudio é um elemento que conta muito na qualidade de um vídeo. Afinal, muitas pessoas consomem vídeos apenas escutando. Por isso, ecos, chiados e áudio distante são elementos que prejudicam a experiência da sua audiência.
Se você gravar com o smartphone e deixar o aparelho distante de você, o áudio pode ficar baixo. O ideal é utilizar o microfone do fone de ouvido como fonte de captação de áudio. Caso não tenha fone com microfone, grave os vídeos com o celular próximo a você.

Fatores que podem sabotar o seu vídeo
Depois de perder o medo com a câmera, será necessário fazer alguns ajustes básicos para aperfeiçoar a sua comunicação.
Confira quais fatores devem ser revisados com frequência na sua rotina de produção de conteúdo.
Vícios de linguagem | Usar de forma recorrente os vícios de linguagem como: né, tá, aahmmm. Diminuir o uso desses termos é um desafio que deve ser melhorado constantemente.
Falta de ritmo | Utilizar extremos na fala pode prejudicar a sua entrega. Se o seu ritmo for muito rápido ou muito lento o tempo todo seu conteúdo não vai engajar. Você pode equilibrar os dois de acordo com o tema do seu conteúdo.
Dialeto sem conexão com a audiência | Utilização de gírias, dialeto jovem (quando seu público já é mais maduro) ou palavras descontextualizadas pode afastar as pessoas da sua tribo. Grave vídeos e analise se a sua linguagem está de acordo com o público.
Erros de Português | Evite os erros gramaticais. Antes de publicar uma palavra que você tem dúvida, pesquise no Google ou em dicionários. É importante considerar a escrita (ou pronúncia) correta do Português.
Conclusão
Colocando em prática todas as dicas e orientações acima, certamente você terá um desempenho muito melhor na produção de conteúdo em vídeos. E lembre-se: a prática e a constância são as melhores formas de aperfeiçoar os seus vídeos.