Como escolher a melhor maquininha de cartão para a sua clínica
Praticamente impossível imaginar um estabelecimento que não aceite pagamentos por meio eletrônicos hoje. E o cartão de crédito é um dos mais importantes desses meios, inclusive entre os pacientes de clínicas e consultórios. Neste artigo, você vai entender como escolher a melhor maquininha de cartão para o seu negócio e quais os principais fatores que devem ser analisados na hora de escolher o seu equipamento.
Tipos de máquina de cartão
Hoje, existem diversos modelos de equipamentos. Veja, a seguir, os mais conhecidos do mercado, que variam em design e funções.
- POS - Esse tipo de máquina fica conectado via linha telefônica e deve ser instalado no espaço usado como caixa.
- POS Wireless - Esse é um modelo sem fio, que funciona em qualquer parte da clínica em que o sinal da internet seja bom.
- POO - Outro modelo que não precisa de fio e funciona com chip de operadora de celular.
- Smart POS - Um modelo mais recente que é uma evolução do POS tradicional. Possui funcionalidades inteligentes, como tela touchscreen, acesso à internet via Wi-Fi ou 3G/4G. Ele também pode emitir comprovantes e gerenciar inventário e vendas diretamente na máquina.
- TEF - Mais usada em mercados e farmácias, fica conectada a um computador, linkada ao sistema de notas.
- Formato app - Algumas marcas já disponibilizam aplicativos que podem ser usados como máquinas de cartão, desde que o smartphone usado atenda às especificações necessárias.
Compra ou aluguel
Há duas formas de levar máquinas de cartões para a sua clínica. Você pode comprar uma maquininha, cujo custo pode variar até cerca de R$ 1 mil, ou alugar o equipamento.
A compra pode ser interessante no caso em que você tenha um investimento destinado a isso e encontre uma máquina que contemple todas as necessidade que você precisa. Ah, e não esqueça de analisar o tempo de garantia do produto. A vantagem da compra é que você fica livre das taxas mensais que existem no aluguel.
Ao alugar uma máquina, é importante verificar as taxas de adesão ou sobre operação descritas no contrato, que podem estar relacionadas ao faturamento.
A vantagem do aluguel é que, com um valor mais baixo, você pode ter mais equipamentos, o que pode ser útil em dias de instabilidade. Além disso, nesse caso não é necessário dispor de um capital inicial muito alto.
Fluxo de recebimento
Na hora de fechar o contrato para garantir uma máquina de cartão na sua clínica, você deve ter atenção ao prazo para o recebimento do valor das vendas.
O prazo para repasse do valor, ou seja, o tipo de fluxo de recebimento, pode depender do tipo de transação (crédito ou débito) e do plano escolhido. Isso faz diferença no seu financeiro especialmente nos casos em que o paciente parcelar o pagamento.
O tipo de fluxo de recebimento de receitas é uma informação que sempre deve ser atribuída ao cadastrar uma máquina de cartão como método de recebimento no seu sistema de gestão. Nesse campo, você irá informar quantos dias, a contar do pagamento feito pelo seu paciente, demora para que o valor seja repassado para o seu negócio.
Em alguns casos, o valor integral é repassado à clínica em menos de 30 dias, independentemente do parcelamento que o paciente escolher.
⚠️O prazo de repasse das parcelas depende exclusivamente da negociação entre a clínica e a operadora.
Como cadastrar a máquina de cartão no sistema de gestão
O cadastro de máquina de cartão no sistema Clínica Experts é muito simples. E uma das informações mais importantes do cadastro é justamente o tipo de fluxo de recebimento.
São seis opções de fluxo.
- Imediato | Escolha essa opção se a sua operadora faz o repasse integralmente para a clínica assim que o paciente passa o cartão (débito ou crédito).
- 1 dia | Escolha essa opção se a sua operadora faz o repasse para a clínica sempre um dia após o pagamento feito pelo paciente (débito ou crédito).
- 2 dias | Escolha essa opção se a sua operadora faz o repasse para a clínica sempre dois dias após o pagamento feito pelo paciente (débito ou crédito).
- 14 dias | Escolha essa opção se a sua operadora faz o repasse do valor integral em 14 dias após o pagamento feito pelo paciente (débito ou crédito).
- 30 dias | Escolha essa opção se a sua operadora faz o repasse do valor integral em 30 dias após o pagamento feito pelo paciente (débito ou crédito).
Já a opção “no fluxo” deve ser selecionada quando você estiver cadastrando a maquininha de uma operadora que, em pagamentos no crédito, repassa o valor de forma parcelada para a sua clínica, conforme o número de parcelas que o paciente escolheu.
No caso de recebimento “no fluxo”, o padrão de repasse com intervalo de 30 dias entre as parcelas é o mais comum (1ª parcela em 30 dias, 2ª parcela em 60 dias, 3ª parcela em 90 e assim por diante).
💡Importante: ao cadastrar uma máquina de cartão, habilite a opção “compensação automática”. Assim, os valores serão identificados como ‘’recebidos” de forma automática, conforme o fluxo definido no cadastro do método de pagamento.
Como funciona o repasse de pagamentos parcelados
Para compreender melhor como funciona o repasse, vejamos um exemplo envolvendo uma máquina configurada para recebimento “no fluxo”.
O paciente escolheu pagar no crédito e parcelou o valor de R$ 300,00 em 3 vezes. No momento em que ele passa o cartão, você informa o pagamento. Digamos que isso aconteceu no dia 15 de outubro. Automaticamente, o sistema lança o recebimento da 1ª parcela para o dia 15 de novembro. Já os recebimentos das 2ª e 3ª parcelas serão lançados nos dias 15 de dezembro e 15 de janeiro.
Ainda nesse exemplo, você pode conferir todos os valores nos relatórios de contas a receber. Filtrando por período e selecionando o mês de novembro, por exemplo, constará o valor de R$ 100,00. O mesmo acontece nos meses de dezembro e janeiro.
Caso a consulta seja realizada antes do dia 15, o valor estará identificado como “a receber”. No caso de a consulta ser feita após o dia 15, o valor estará identificado como “recebido”.
Para conferir o funcionamento do sistema na prática e testar gratuitamente na sua clínica, clique aqui.