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Avaliação gratuita na Estética vale a pena?

Clínica Experts

12/02/2025

“Avaliação gratuita”: se você nunca usou, certamente conhece algum profissional ou clínica de Estética que usa esse recurso para tentar conquistar mais pacientes. Mas, será que essa é, realmente, a melhor estratégia para os negócios?

Neste artigo, você vai entender quais pontos devem ser levados em consideração na hora de cobrar ou não pela anamnese.

Importância da anamnese

Antes de abordar o impacto da cobrança da avaliação nos negócios, precisamos pensar na sua importância no contexto clínico. É inegável que a primeira consulta tem um peso enorme na condução do tratamento. Afinal, somente avaliando o paciente você consegue ter uma base sobre a complexidade do problema.

Importância da avaliação na Estética


É verdade que nem todo mundo entende a relevância desse momento, e justamente por isso o profissional deve ser o primeiro a enfatizar a necessidade de uma anamnese detalhada. Porém, quando uma clínica oferece “avaliação gratuita” como um chamariz para atrair público, a mensagem transmitida é clara, a de que a avaliação não tem um valor significativo. 

Quem paga pelo tempo que você investe na avaliação gratuita?

Todo prestador de serviço, inclusive os profissionais da Saúde, têm como principal ativo de trabalho o tempo. Afinal, é impossível aumentar as 24 horas do dia. Considerando que você atende um paciente por vez, a sua capacidade de ampliação de trabalho é bastante limitada.

Por isso, o primeiro ponto que você deve considerar sobre o seu trabalho é esse: você trabalha por hora. E quando o tempo que você investe na primeira consulta não é pago pelo paciente, quem está pagando para trabalhar é você.

Afinal, no mínimo, os custos fixos do seu negócio (como aluguel, por exemplo) continuarão sendo descontados do seu caixa. Isso sem contar o dinheiro que você deixa de ganhar com o paciente pagante que poderia ser atendido nesse horário.

Quem paga pelo tempo que você investiu na avaliação

Já falamos sobre como precificar serviços em Estética neste post. Vale a releitura!

Crie valor para o seu trabalho

Já deve estar claro que a decisão de cobrar ou não pela primeira consulta cabe unicamente a você. Porém, é inegável que fatores externos têm, sim, uma influência na sua decisão. 

O mais influente desses fatores é o comportamento da concorrência. Afinal, se todas as outras clínicas oferecem avaliação gratuita, você tem a obrigação de também oferecer avaliação gratuita a fim de seguir a média do mercado, certo? Errado!

Crie valor para o seu trabalho

O único modo de fazer seus pacientes entenderem o valor do seu trabalho e, portanto, por que você não adere à avaliação gratuita, é divulgar os seus diferenciais com constância. 

  • Quanto tempo você dedica a uma avaliação?
  • Quais tecnologias você usa na sua clínica?
  • Como a avaliação te ajudou a definir tratamentos bem-sucedidos em outros casos?

Essas são questões que você pode responder por meio da sua produção de conteúdo. Quando você valoriza o seu trabalho e deixa isso claro, o paciente também tende a valorizar.

Fidelização: o jeito mais barato de lucrar mais

Lembre-se de que é muito difícil fidelizar um paciente que te escolhe unicamente por causa do preço. Afinal, é menos provável que ele agregue a experiência com serviços complementares e, o pior: mesmo que você invista em uma boa experiência, com esse perfil de paciente existe um grande risco de, a qualquer momento, ele trocar a sua clínica por outra que cobre menos. 

Segundo o grande especialista em Marketing Philip Kotler, conquistar um novo cliente custa pelo menos 5 vezes mais do que aumentar o ticket de um cliente que já teve uma experiência com a sua marca.

Isso significa que se você insistir em atrair pacientes interessados em preços baixos ou focar sua estratégia na avaliação gratuita, provavelmente você terá um desgaste muito maior na captação de pacientes. Afinal, esse processo deverá ser mais frequente, uma vez que a fidelização fica limitada. 

Conclusão

No fim das contas, cobrar ou não pela avaliação estética é uma definição que cabe a você. Porém, essa decisão tem um enorme peso na construção do seu posicionamento. 

Independentemente do que você decidir, é importante que a sua marca tenha uma postura coerente e que as finanças do seu negócio estejam muito bem organizadas. 

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